Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Blog Restart

A Restart é um centro de formação profissional que constitui um espaço único de formação, produção e animação cultural em Lisboa.

CONCERTO | QWENTIN

Auditório Restart | 20 Dez _ 22:00

: : : : : ++++++++ : : : : : : : : : : +++++++++ : : : : : : : : : : ++++

 
 


Os Qwentin são a banda convidada para 3º concerto do ciclo LiveMusic@Restart. Depois da Soul e Hip Hop dos Soulbizness e Macacos do Chinês, damos lugar aos ritmos lo-fi e electrizantes do projecto Qwentin.

Todos têm um nome. O dele é Qwentin. Qwentin é um contador de histórias, constantemente à procura da sua identidade em cada história que conta. Vive num mundo onde tudo acontece por determinada ordem. Tal como nos filmes. Tal como na vida. Apesar dos déjà-vus e dos lugares-comuns, aqui também não há refrães.

Cada momento é um momento. Cada história é uma história. Cada história são diversas histórias. Que se cruzam e descruzam a cada frame que passa. E continuam o seu caminho.


Partindo do princípio de que a música não deve ter barreiras, os Qwentin traçaram o seu próprio caminho, criando uma sonoridade que só pode ser descrita como “única”. Argumentando em tantos idiomas quanto necessário para satisfazer as exigências de cada música, a banda transforma-se numa só entidade, um contador de histórias chamado Qwentin – um sonhador que acredita que todas as línguas do mundo podem ser perceptíveis, se a isso nos predispusermos.

O seu álbum de estreia, “Première!”, inclui 12 músicas/curtas-metragens, em línguas como castelhano, inglês, francês, italiano, português, holandês e esperanto. É através dessas histórias psi-fi que o ouvinte se perde, esquecendo os clichés do dia-a-dia, e experimenta o desconhecido – que começa na ponta do seu nariz.

Em termos de produção musical, os Qwentin levam o conceito lo-fi a um novo nível, privilegiando autenticidade em detrimento da sobre-produção. As suas actuações ao vivo over the top mesclam a crueza da energia rock, o drama teatral e vídeos intrigantes, resultando numa poderosa experiência audiovisual. Primeiro estranha-se. Depois, estranha-se ainda mais. E descobre-se, nessa estranheza, o conforto da familiaridade.

Produzido por Daniel Cardoso (Head Control System), “Première!” conta com a colaboração especial de Rui Duarte (Ramp) no tema “Mind (the) Thieves” e chegará às lojas a 12 de Novembro de 2007, através da Raging Planet e da Compact Records.

Um proposta sensorial para ver e ouvir na Restart, ou ver em transmissão em directo no Sapo Vídeos.

 

ANIMAÇÃO CULTURAL RESTART | Entrada Livre